FÓRUM EVANGÉLICO
Paz do Senhor Jesus.

Por favor, cadastre-se e ajude-nos a manter uma boa colocação no google, espalhando com isso, o evangelho do Senhor Jesus, para juntos, mostrarmos que o verdadeiro evangelho, não se parece nem um pouco com o que vem ocorrendo hoje.

Toda Honra e Glória ao Senhor,
Equipe Apologética

QUANDO NOÉ ENTROU NA ARCA?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

QUANDO NOÉ ENTROU NA ARCA?

Mensagem  Equipe Apologética em Dom Dez 25, 2011 5:23 pm

Quando Noé entrou na Arca?

Sete dias antes da inundação: Gn 7:7-10

No mesmo dia em que começou a inundação: Gn 7:11-13.

Contexto

Gn 7:1-14:

1 - Depois, disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque te hei visto justo diante de mim nesta geração.
2 - De todo animal limpo tomarás para ti sete e sete: o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois: o macho e sua fêmea.
3 - Também das aves dos céus sete e sete: macho e fêmea, para se conservar em vida a semente sobre a face de toda a terra.
4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz.
5 - E fez Noé conforme tudo o que o SENHOR lhe ordenara.
6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra.
7 - E entrou Noé, e seus filhos, e sua mulher, e as mulheres de seus filhos com ele na arca, por causa das águas do dilúvio.
8 - Dos animais limpos, e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra,
9 - entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.
10 - E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.
11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia, se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram,
12 - e houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.
13 - E, no mesmo dia, entrou Noé, e Sem, e Cam, e Jafé, os filhos de Noé, como também a mulher de Noé, e as três mulheres de seus filhos, com ele na arca;
14 - eles, e todo animal conforme a sua espécie, e todo gado conforme a sua espécie, e todo réptil que se roja sobre a terra conforme a sua espécie, e toda ave conforme a sua espécie, todo pássaro de toda qualidade.

Descontradizendo - Pipe

Observe o que diz os versículos 4:

"Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda substância que fiz".

E o vs.10:
"E aconteceu que, passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio".

Passados:"Sete dias depois que Noé entrou na Arca" ou "Sete dias depois de Deus ter havido dito que mandaria o dilúvio depois de sete dias?".

O texto primeiramente indica apenas isto. Deus havia falado que o dilúvio viria depois de sete dias (vs.4) e ele veio depois de sete dias (vs.10).

Por que afirmo que esta é a maneira correta de entender o texto?

1. Porque em nenhum momento o texto diz que Noé entrou na arca sete dias antes do dilúvio. O texto diz que Noé entrou na arca e sete dias depois, de quando o Senhor disse que viria o dilúvio, este veio.

2. No vs.7, diz que ele entrou por causa das águas do dilúvio. Isso deixa a entender que ele só entrou em definitivo no dia em que de fato começou a chover (vs.13).

3. Se ele entrou na arca apenas no dia do dilúvio conforme o vs.13, significa também que todos os animais também entraram apenas neste dia (vs.14-15). Como isso seria possível? Provavelmente, os animais foram adentrando e sendo acomodados na embarcação desde o dia em que Deus falou que o dilúvio viria depois de sete dias. O "entrou" do vs.7 pode significar que Noé depois de sete dias colocando e acomodando os animais, e, vendo que as águas chegaram, fechou a porta.

Descontradizendo - Dr.Calvin

O que ocorre neste texto é que ele não está escrito cronologicamente.

Observem:

Gênesis 7:7 Por causa das águas do dilúvio, entrou Noé na arca, ele com seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos.

Esse momento foi após o início da chuva, porém está relatado antes dela (v.10). Aqui afirma que Noé entrou na arca devido às águas, ou seja, já estava chovendo.

Gênesis 7:10 E aconteceu que, depois de sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

A expressão "depois de sete dias" é referente à promessa de Deus, e não à entrada de Noé na Arca, como nos mostra o textos : abaixo:

4 Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

10 E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio.

Noé entrou sete dias depois da promessa de Deus (v.1) e no 7º dia começou a chover. Ele entrou justamente porque já chovia.

No versículo 10, a expressão "depois de sete dias" é referente a promessa de Deus (v.1) e nada tem a ver com a entrada de Noé na arca. O texto do versículo 1 ao 10 são referentes ao tempo de uma semana, ou seja, foi relatado tudo o que ocorreu em um espaço de 7 dias.

Vamos analisar pela NVI.

1 Então o SENHOR disse a Noé: “Entre na arca, você e toda a sua família, porque você é o único justo que encontrei nesta geração.
2 Leve com você sete casais de cada espécie de animal puro, macho e fêmea, e um casal de cada espécie de animal impuro, macho e fêmea,
3 e leve também sete casais de aves de cada espécie, macho e fêmea, a fim de preservá-las em toda a terra.
4 Daqui a sete dias farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites, e farei desaparecer da face da terra todos os seres vivos que fiz”.
5 E Noé fez tudo como o SENHOR lhe tinha ordenado.
6 Noé tinha seiscentos anos de idade quando as águas do Dilúvio vieram sobre a terra.
7 Noé, seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos entraram na arca, por causa das águas do Dilúvio.
8 Casais de animais grandes, puros e impuros, de aves e de todos os animais pequenos que se movem rente ao chão
9 vieram a Noé e entraram na arca, como Deus tinha ordenado a Noé.
10 E depois dos sete dias, as águas do Dilúvio vieram sobre a terra.

Vejam que o versículo 10 não contradiz em hipótese algum o versículo 4. Só mesmo um ignorante enxerga contradição alí.

Não há contradição.

Pipe Desertor e Dr. Calvin

Equipe Apologética
Admin

Mensagens : 148
Pontos : 426
Data de inscrição : 11/11/2011
Localização : RUA CORONEL XAVIER DE TOLEDO, 65 - LOJA 8D - CENTRO - SÃO PAULO

Ver perfil do usuário http://www.forumevangelico.org

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum