FÓRUM EVANGÉLICO
Paz do Senhor Jesus.

Por favor, cadastre-se e ajude-nos a manter uma boa colocação no google, espalhando com isso, o evangelho do Senhor Jesus, para juntos, mostrarmos que o verdadeiro evangelho, não se parece nem um pouco com o que vem ocorrendo hoje.

Toda Honra e Glória ao Senhor,
Equipe Apologética

A biblia gramaticalmente reprova a doutrina da imortalidade da alma.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A biblia gramaticalmente reprova a doutrina da imortalidade da alma.

Mensagem  gilcimar em Sex Ago 24, 2012 6:13 am

ola irmãos , aqui vai um assunto na gual merece a nossa atenção . Este assunto deve ser discutido com toda sinceridade e imparcialidade. Pois se trata num claro: "assim diz a biblia". eu espero as opiniões dos irmõssobre esse assunto.

( este estudo foi preparado para um professor de portuques que acreditava na imortalidade da alma )
A biblia gramaticalmente prova que a alma não é imortal.
Muitos creêm que a alma é imortal . Uns por convicção e outros por fanatismo.
Mas sera que a biblia realmente apoia essa idéia de imortalidade?
Ao analisarmos este assunto usando a gramatica na interpretação, vamos perceber claramente que para acreditar dessa forma , teria eu que mudar os critérios da gramatica, o que seria impossivel especialmente aos professores de portuquês.
Apenas um ou dois textos biblicos seria suficiente junto com a aplicação da gramática .
Por exemplo: genesis2:7 "Então,formou o senhor ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Aqui neste verso a gramatica dá 3 provas claras que a alma jamais poderia ser considerada imortal.
por meio de tres conceitos :
1-o verbo, 2-o adjetivo,3-o sujeito e o objeto
Vamos começar com verbo que ,segundo a nossa gramática, é uma palavra que expressa ação,estado,mundança de estado, e fenômenos da natureza.
O verso diz que o homem PASSOU a ser uma "alma vivente" .
ou seja, se o homem passou a ser uma alma vivente , significa que antes não era , pois o verbo aqui expressa mundança de estado . posso dizer a mesma coisa em outras situaçoes :
EU passei a ser um adulto depois dos 20 anos - isso significa que antes eu não era um adulto.
O homem passou a ser uma alma vivente depois que recebeu em suas narinas o folêgo de vida, pois antes era uma alma ainda sem vida .
Outro conceito importante É que ser uma coisa, é diferente de ter uma coisa. Ser um professor é diferente de ter um professor .
Quando digo que o homem é uma alma , estou tratando de uma só coisa ,o homem . Mas quando digo que o homem tem uma alma , eu estou tratando de duas coisas , o homem e sua alma , neste caso vou ter que acrescentar o pronome possesivo, mas se eu fizer isso, estou alterando o conceito biblico que usa o verbo ser, e não o verbo ter.
Outro exemplo gramatical aqui neste verso é com o adjetivo, que para a gramática é uma palavra que dá caracteristicas ao substantivo indicando-lhe qualidade, estado, modo de ser e aspecto.
neste verso percebemos que quando se diz que a alma é vivente se trata de um substantivo alma e o adjetivo vivente.
só que alguns adjetivos só podem ser usados para caracterizar um substantivo se este mesmo substantivo puder receber um adjetivo oposto.por exemplo: nunca podemos pedir um copo de água molhada , pois não existi água seca. se a alma fosse imortal , não teria sentido dizer que uma alma é vivente , pois não existiria alma morrente.
assim como é sem sentido falar fogo quente ( podemos dizer que o fogo é quente , neste caso se trata de um verbo ) pois não existe fogo frio.
A terceira e maior prova da gramatica é o conceito sujeito ,verbo e objeto (síntaxe)
O sujeito é quem pratica a ação do verbo, ja o objeto é o que sofre a ação do verbo , por exemplo: O gato atacou o rato . Aqui o sujeito é o gato que praticou a ação de atacar o rato , o objeto é o rato que sofreu a ação do gato. O verbo atacar teve um sujeito e um objeto.
Na gramatica alguns objetos são imunes a ação de alguns verbos.
por exemplo: eu esfriei o fogo com água . eu piquei o fogo com uma faca. seria um absurdo aceitar estas situaçoes!!!!!!!!!!!!!!!
Neste verso a biblia diz que o homem e a alma é uma só coisa. Para muitos o homem e a alma são duas coisas . Se a alma fosse imortal , como objeto na gramatica teria que ser imune a ação de certos verbos .
Tendo em mente a alma como imortal, seria impossivel usar o verbo matar pois como matar algo que é imortal ?.Então como explicariamos ezequiel13:18-19 ? : ".....quereis matar as almas do meu povo ..............para matardes as almas que não haviam de morrer e preservardes com vida as almas que não haviam de viver........
Os verbos aqui apresentados pode se aplicar tanto ao homem como alma, pois podem funcionar como o mesmo objeto destes verbos segundo a biblia.
logo a gramatica junto com a biblia reprova claramente que a alma seja imortal.
Para a Biblia e a gramática a alma é mortal e para mudar este conceito, teria eu que mudar as regras da gramática ou ingnorar a biblia.
Pois até simples regras de gramática reprova a idéia de que a alma é imortal.
Que Deus ilumine a mente de todos para entender este assunto!!!!!!!!!!!!!!!

gilcimar

Mensagens : 3
Pontos : 7
Data de inscrição : 14/08/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum